sábado, 21 de junho de 2014

Papinha pronta ou a feita pela mamãe ?!


     Hoje em dia, cozinhar várias vezes por dia para seu filho, dependendo da sua rotina pode ser uma missão quase impossível. Aí algumas mães acabam adotando a papinha pronta pela praticidade e rapidez. Mas nós mães sempre ficamos meio encucadas com o tal "industrializado" que faz mal.
     Antes de tudo, não estou julgando, vou fazer apenas uma comparação entre elas. Começando pelo mito da vovó: PAPINHA PRONTA FAZ MAL PRO NENÉM !!!
     A papinha pronta não contém conservantes, aromatizantes, estabilizantes, nem nada de ô meu Deus, apenas ingredientes conhecidos e que usamos, como carnes, verduras e legumes. E as combinações são balanceadas para atender às necessidades nutricionais do bebê. Atualmente as receitas foram reformuladas para terem menos sal e açúcar. Bom, até aqui nenhum contra, certo?
     Mas vamos comentar sobre eles, lembrando que eu não estou aprovando nem condenando, só estou expondo os dois lados, cabe a cada mamãe e necessidade escolher a melhor opção para seu filho.
     Esta fase de descoberta de uma alimentação o bebê vai experimentar novos sabores, cheiros e texturas.E o tempero de comida industrializada é sempre o mesmo, é importante a variedade de sabor e nada como uma comidinha caseira, não é verdade ?
     Particularmente só dei papinha que eu mesma preparei totalmente triturada para meu filho 2 vezes e ele odiou e quando eu ofereci papinha pronta pra ele, que ele também não gostou ! O Miguel, é uma criança muita avançada pra idade dele, com 6 meses acha que é gente grande e não quer comer papinha de bebezinho, rs.
     Além disso, cozinhar para seu filho é mais uma demonstração de amor e uma forma de se comunicar. Mesmo que você peça para sua auxiliar da casa preparar já fará com que seu filho perceba o quanto você se preocupa com ele, o que faz uma enorme diferença na percepção da criança.
     As papinhas prontas foram criadas para crianças até certa idade, segundo o site da Nestlé, a Etapa Jûnior alimenta até 3 anos, mas eu não consigo imaginar uma criança conseguindo comer até os 3 anos a mesma papinha triturada sempre. E outra, que coisa horrível, a criança cheia de dente na boca comendo papinha batida ?! Nem meu filho que vai fazer 7 meses gosta, ele prefere ele mesmo pegar com a mão e comer.
     Tá, não são contras tão ruins assim, vai mesmo do bom senso e do gosto do seu filho. Por azar ou sorte, o meu detestou !
     Algumas situações acho bem válido o uso das papinhas prontas. Você vai viajar ou fazer um passeio um pouco mais longo, fazer uma papinha em casa e levar pode acabar estragando com o tempo e com a temperatura inadequada, então vale lançar mão das prontas. Outra situação é quando se está em algum lugar (restaurante, hotel, casa de amigos...) e a comida não é tão confiável ou impróprio para uma criança. Na maioria é sempre bom ter umas em casos de emergência.
      Se você não vê problema e seu filho gosta, segue em frente. Cada mãe tem sua maneira de criar e isso é lindo.
     Nenhuma mãe é mais certa, mais eficiente que a outra. Somos todas apaixonadas por nossos filhos tentando acertar a cada segundo que passa !
     Mas se você quer aprender receitas de papinhas diferente, toda vez querei fizer aqui pro meu pimpolho posto e comento como foi aqui em casa, aí você me diz como foi aí na sua !

Nenhum comentário:

Postar um comentário