terça-feira, 22 de abril de 2014

Ai ai ai, chegou o tempo ruim !

    Eu particularmente aaaaaamo o outono, mas para nós mamães essa estação pode se transformar num pesadelo terrível, não é mesmo? Com a pouca umidade no ar, com constantes variações de temperatura, uma ta calor e em outro momento faz frio, a quantidade de vírus que circulam pelo ar é gigantesca ! E você sabia que existem mais de 100 tipos de vírus que causam os resfriados comuns? Fora, é claro, as mutações que eles sofrem a todo momento, fazendo com que nosso corpo não tenha imunidade a ele já que é um "novo" vírus.
     Um resfriado em uma criança dura mais ou menos uma semana, infelizmente. Aí pode vir com coriza, febre, mal estar, moleza, lacrimejamento. 

      Fique atenta mãe:
- febre por mais de 72h horas
- o resfriado durar mais de uma semana
- recusa alimentar
- respiração acelerada
- prostração intensa

     Nesse caso leve seu filho no pediatra, em uma emergência, mas não deixe de levá-lo. Pode vir a se tornar uma complicação e nenhuma mãe quer isso. 
     No caso das complicações, vírus que causam os resfriados levam a uma produção maior de secreção, com catarro que fica acumulado nas vias áreas, e é nesse meio maravilhoso para a proliferação de bactérias que normalmente habitam as vias áreas. As bactérias se multiplicam e causam uma segunda infecção, que desta vez, bacteriana. As infecções bacterianas mais comuns que complicam um resfriado são:
- Sinusite: Na criança costuma dar muita tosse com catarro, principalmente na hora de deitar. Nos mais novinhos é raro ter dor de cabeça. O catarrinho desce pela garganta e dá aquele mau hálito característico na sinusite. Outra característica é a saída de secreção amarelada ou esverdeada pelo canal lacrimal. Não confunda com a conjuntivite, porque o olho não fica vermelho.
- Otites médias: Quando a crianca fica resfriadinha e acumula uma grande quantidade de catarro, esta secreção acaba chegando aos ouvidinhos. Os pequenos passa a ter febre, ficam irritados, muitas vezes recusa se alimentar pois dói o ouvido quando engole.
- Amigdalites: As amígdalas são órgãos de defesa, que podem ser infectadas por vírus durante um resfriado. Nas crianças maiores de um ano pode ocorrer uma infecção secundária causada por bactérias. Os sintomas são febre alta, prostração intensa, inapetência.
- Pneumonias: Quando a infecção atinge as vias aéreas inferiores, atacando o pulmão, acumulando secreções aumentando a quantidade de bactérias aí se instala a pneumonia. Os pimpolhos costumam  ficar prostradas, com respiração acelerada ou ofegante, com uma tosse que parece não ter fim o dia todo, tanto dia quanto de noite e com febre que passa em três dias. Mesmo sem ferrinhos ela ainda fica com uma carinha de dodói e costumar ficar quietinha, sem nem brincar e recusa a alimentação.

     Antes eu não sabia porque minha vó falava: "Ainda bem que ele nasceu no calor". Agora eu sei, meu pimpolho tá prestes a fazer 5 meses e ta mega resfriado. A sorte é que não chegou ao pulmão, mas dá uma dó ver ele dodói. Ele é muito agitado, conversa (os gugu dada), já se arrasta pra tentar engatinhar, brinca e ri o dia todo, desde sexta ele ta meio jururu e ontem piorou bastante. Tadinho, nem aproveitou sua primeira páscoa direito :/
     Fui na emergência duas vezes (sabe como é mãe de primeira viagem: DESESPERADA)
     Não podemos utilizar nenhum remédio pois ele é muito novinho, só soro pá limpar o nariz, nebulização com soro durante o dia e a noite com soro e pulmicort e peito ! Como ele ainda mama só no peito dou sempre que ele demostra que quer.
     Sabem como são os antigos, sempre tem um remédio caseiro pra tudo... E com minha avó não foi diferente. Ela disse que dava mel pros filhos dela, desconfiada que só fui pesquisar e descobri que não pode dar mel pra crianças menores de 1 (um) ano, mas isso é papo pra ooooutro post. Toda vez que alguém disser que fez isso ou aquilo com o filho dela, dá uma pesquisada e ligue para o pediatra do seu pimpolho. Com a saúde das crianças não podemos brincar !
     Ah, assim que der faço um post só sobre pediatras, porque é um assunto bem grande e tem muita coisa pra se falar.
     Por aqui a tarefa dos próximos dias é cuidar, tratar, dar muito carinho, amor e chamego para passar bem rápido esse resfriado horroroso ! Ah, como se eu não amasse fazer isso toooooooodos os dias, rs.


                        


     Ô dó, esse olhinho vermelho, o nariz fungando e o corpinho mole. Mas até dodói meu príncipe é um gatinho !
     Em todos os casos de resfriados ou complicações, leve seu filho ao médico. Não pode brincar com a saúde deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário